Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

70 ANOS DO INICIO DA 2º GUERRA MUNDIAL

Neste 1º de setembro de 2009, estão sendo lembrados os 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial.


Na Alemanha Nazista todos os deputados eram membros do NSDAP. E todos os outros partidos políticos estavam proibidos, seus líderes haviam sido assassinados, presos, exilados ou silenciados de alguma outra forma. Naquele 1° de setembro de 1939, reinava uma atmosfera de tranquilidade antes do início da sessão parlamentar.


Emissora Gleiwitz:

Por volta das 10 horas da manhã, Hitler tomou a palavra, afirmando que o Exército polonês teria invadido o território alemão "com soldados comuns", abrindo fogo. "Desde 5h45", afirmava o líder nazista, a Alemanha estaria atirando de volta, "revidando bombas com bombas". Mal ele acabou de pronunciar estas palavras, os parlamentares pularam de suas cadeiras aos gritos de "Heil Hitler".


Mais tarde, o governo nazista iria forjar um ataque de franco-atiradores poloneses à emissora de rádio alemã em Gleiwitz, nas proximidades da fronteira polonesa, creditando a esse fato a suposta razão da guerra.


Heinrich Himmler e Reinhard Heydrich: cúpula nazistaBildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Heinrich Himmler e Reinhard Heydrich: cúpula nazista


No ataque, afirmavam os nazistas, teriam sido disseminadas palavras de ordem contra os alemães e um técnico teria sido assassinado. O ataque não passava de uma encenação, tendo sido executado sob o comando de Reinhard Heydrich (1904-1942), ao qual estava subordinado o Sicherheitsdienst (serviço secreto da SS).

Enquanto o entusiasmo entre os parlamentares era grande, a população se mantinha relativamente contida. Para muitos, as lembranças da Primeira Guerra Mundial ainda estavam muito recentes na memória para qualquer espécie de júbilo em relação à notícia de um ataque à Polônia.


A invasão: soldados nazistas arrancam cancelas na fronteira da Polônia e iniciam a guerra















Mas a quanto tempo as armas ja estavam "cantando no front europeu? Para alguns, desde o início da Grande Guerra - que jamais teria terminado, apesar do armistício de 1918. Para outros, uma nova batalha começara em 1936, com o embate entre fascistas e socialistas na Espanha. Já os mais crédulos preferiam ver a paz como soberana no Velho Mundo. Mas o líder alemão Adolf Hitler é homem de certezas, não de dúvidas. Para eliminar qualquer conjectura, resolveu mostrar para todo o planeta que estava começando uma nova guerra - a sua guerra, a guerra do Reich, a guerra da Grande Alemanha. E assim, às 4h45 da manhã de 1º de setembro de 1939, ordenou que seu exército cobrasse com sangue polonês os territórios tirados da Alemanha pelo Tratado de Versalhes. Assim foi dito, assim foi feito.


1ºDisparos:


As tropas que realizaram os primeiros disparos, as primeiras aeronaves e esquadrões a soltarem bombas, tudo isso é assunto que rende controvérsias até hoje. Por muito tempo, foi dado como certo que o “início oficial” do conflito veio na forma de granadas de 11 e de 6,7 polegadas disparadas às 4h45 da manhã por um velho encouraçado alemão, o Schleswig-Holstein, em direção a posições polonesas em Westerplatte.

Embora essa “primazia geral” possa ser contestada atualmente por estudiosos do tema, uma coisa é praticamente certa: no que se refere a disparos a partir de uma unidade naval, o Schleswig-Holstein foi o pioneiro do conflito.

Encouraçado: Schleswig-Holstein (Veterano da 1º Grande Guerra)




Nenhum comentário: