Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Reportagem do Fantástico sobre o Deserto de Mojave: F14 Iranianos prontos para a Ação?


Quem assistiu ontem (08/06/08) o Fantástico, pode ver uma reportagem sobre o Depósito de Aviões dos EUA localizado no deserto de Mojave no Arizona.

Deserto de Mojave:

1º fila: F4 Phantom; No meio: F15 Eagle; 3º fila: F14 Tomcat






Quem não assistiu pode entrar no link e ler a reportagem na integra e também assistir o vídeo:



http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1682829-4005-838599-0-08062008,00.html

O fato interessante e ao mesmo triste da reportagem é a informação de que os F14 Tomcat ali armazenados, após a sua aposentadoria em 2006, estão sendo desmontados e destruídos, porque os EUA temem o contrabando de peças para IRÃ. Fora a US NAVY o IRÃ foi o único outro operador do F-14, em um tempo em que os EUA era aliado do IRÁ (antes da revolução) foram vendidos para este pais 79 F14A, dois quais estimasse que pelo menos 20 ainda estejam em condição de operar; Os iranianos teriam recebido ajuda dos russos para manter os F14S e estes aviões teriam recebido actualização de motores, radar e cabine.

F14 armazenados no deserto de Mojave:


Ao mesmo tempo que é triste ver as fuselagens de F14 aguardando o seu triste fim prontas para serem desmontadas no deserto é importante lembrar que existem ainda muitos outros F-14 preservados nos museus de aviões militares nos EUA.
E o principal se os EUA temem que peças possam ser contrabandeadas para o IRÃ, é sinal de que, embora em número reduzido, ainda podem mesmo existir F14A Iranianos prontos para a AÇÃO. A CIA deve ter esta informação, quantos F14 Iranianos ainda podem voar ???

Hoje talvez o principal inimigo dos EUA seja o IRÃ, o provável futuro presidente dos EUA (Barak Obama) já declarou que o IRÃ é uma ameaça Real a paz no Oriente médio e em Israel; e que se eleito vai resolver este "problema". Sendo assim os F-14 Iranianos remanescentes seriam o oponente mais temido pelos americanos em uma provável guerra relâmpago contra o IRÃ, pois os americanos conhecem bem as garras do Tom cat...

De qualquer forma para os adimiradores deste maravilhoso avião é bom saber que ele pode ainda estar voando.
Não pode mais ser visto nos céus com os "Mocinhos", Agora só os "bandidos" voam o F14


F 14 Iranianos: (denominados F14S) Prontos para ação?